Ferrovia no Brasil
A inauguração do transporte ferroviário no Brasil ocorreu no dia 30 de abril de 1854 quando abriu à exploração a linha entre o Porto de Mauá e Raiz da Serra, no estado de Rio de Janeiro. A malha ferroviária brasileira atingiu a sua extensão máxima, mais de 38 mil quilómetros, no final da década de 50 do século 20. Na atualidade a sua extensão é de 30129 km (2014) dos quais 1121km eletrificados, e se distribuindo, quanto à bitola da linha, da seguinte forma:
Larga - 1,600 m: 4057 km
Standard - 1,435 m: 202,4 km
Métrica - 1,000 m: 23.489 km
Mista - 1,600 m (1,435 m) / 1,000 m: 396 km
Os mapas foram desenhados a partir de diversas fontes e podem conter imprecisões que serão prontamente corrigidas assim que detetadas. Para um melhor conhecimento da malha ferriviária brasileira, aconselha-se a visita ao portal da
Agência Nacional de Transportes Terrestres, ao fabuloso trabalho de Ralph Mennucci Giesbrecht,
Estações Ferroviárias do Brasil, assim como ao site
Centro-Oeste Brasil, um verdadeiro manancial de conhecimento. Para os interessados sobre a história dos sistemas de transportes urbanos sobre trilhos é referência obrigatória a publicação The Tramways of Brazil, de Allen Morrison, e disponível online.