ATLAS FERROVIÁRIO DE PORTUGAL

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Rede Ferroviária | Railway Network (INE 2021)


Extensão Length
  • bitola gauge 1668 mm: 2429 km
  • bitola gauge 1000 mm: 98 km

  • Eletrificação Electrification
  • 25kV 50 Hz: 1766 km
  • 1500 V cc: 25 km

  • Ligações internacionais International connections
  • Valença - Tuy
  • Vilar Formoso - Fuentes de Oñoro
  • Elvas - Badajoz

  • Operadores ferroviários Rail operators
  • CP - Comboios de Portugal, E.P.E.
  • Fertagus, Travessia do Tejo, Transportes, S.A.
  • Medway - Transportes e Logística, S.A.
  • Takargo – Transporte de Mercadorias, S. A.

  • Gestor da Infraestrutura Infrastructure Manager
  • Infraestruturas de Portugal, S.A.
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    Evolução da Rede Ferroviária



    Comboios de passageiros 1981 vs 2022



    Ferrovia no Brasil

    A inauguração do transporte ferroviário no Brasil ocorreu no dia 30 de abril de 1854 quando abriu à exploração a linha entre o Porto de Mauá e Raiz da Serra, no estado de Rio de Janeiro. A malha ferroviária brasileira atingiu a sua extensão máxima, mais de 38 mil quilómetros, no final da década de 50 do século 20. Na atualidade a sua extensão é de 30129 km (2014) dos quais 1121km eletrificados, e se distribuindo, quanto à bitola da linha, da seguinte forma:

    Larga - 1,600 m: 4057 km
    Standard - 1,435 m: 202,4 km
    Métrica - 1,000 m: 23.489 km
    Mista - 1,600 m (1,435 m) / 1,000 m: 396 km

    Os mapas foram desenhados a partir de diversas fontes e podem conter imprecisões que serão prontamente corrigidas assim que detetadas. Para um melhor conhecimento da malha ferriviária brasileira, aconselha-se a visita ao portal da Agência Nacional de Transportes Terrestres, ao fabuloso trabalho de Ralph Mennucci Giesbrecht, Estações Ferroviárias do Brasil, assim como ao site Centro-Oeste Brasil, um verdadeiro manancial de conhecimento. Para os interessados sobre a história dos sistemas de transportes urbanos sobre trilhos é referência obrigatória a publicação The Tramways of Brazil, de Allen Morrison, e disponível online.
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